REEDUCAÇÃO DOS HÁBITOS ALIMENTARES

ESTAS SÃO ALGUMAS DUVIDAS COMUNS AOS DIABETICOS


DÚVIDAS x DIABETES



O MEL PODE SER UTILIZADO EM SUBSTITUIÇÃO AO AÇÚCAR?

O mel também contém sacarose (açúcar) e, portanto, não deve ser utilizado pela pessoa portadora de Diabetes.



O PÃO DE GLÚTEN, CENTEIO, INTEGRAL OU AS TORRADAS PODEM SER UTILIZADOS À VONTADE?

Não. Como qualquer outro tipo de pão, eles contém amido, que se transformará em açúcar no sangue, não podendo ser usados à vontade. Podem ser consumidos de maneira moderada.



A PESSOA DIABÉTICA PODE COMER MACARRÃO (MASSAS EM GERAL) OU PÃO FRESCO?

Sim. Estes alimentos tem composição semelhante à do arroz e à da batata e, portanto, podem ser consumidos. Basta observar a equivalência deles, fazendo a substituição indicada.



A ÁGUA TÔNICA PODE SER UTILIZADA PELO DIABÉTICO?

Não. Ela é considerada um refrigerante, e como tal, contém açúcar. Não devemos nos enganar com o sabor amargo. Ele é dado por uma substância química, mascarando o açúcar presente na bebida.



OS PRODUTOS DIETÉTICOS PODEM SER UTILIZADOS À VONTADE?

Não. Os produtos dietéticos não contém açúcar, porém são compostos por outras substâncias que tem calorias e que também precisam ser controladas. Pode-se considerar o produto dietético como uma sobremesa, devendo-se utilizá-lo como tal e com moderação, verificando sempre o rótulo da embalagem.



AS FRUTAS PODEM SER CONSUMIDAS À VONTADE?

Não. Devem ser consumidas de acordo com as quantidades permitidas no cardápio diário, pois o produto final do metabolismo da frutose é a glicose.



O CHOCOLATE DIETÉTICO PODE SER UTILIZADO PELO DIABÉTICO?

Pode. O chocolate dietético é isento de sacarose; porém deve ser utilizado com moderação pois contém valor calórico, e em uma dieta de perda de peso, ou de controle de peso no diabético, as calorias permitidas podem ser ultrapassadas.



O DIABÉTICO PODE TOMAR SUCO DE FRUTAS?

Os sucos de frutas, mesmo que naturais devem ser evitados, pois a absorção da frutose e a transformação para sacarose se dará de forma mais rápida no organismo. As frutas devem ser consumidas sob a forma natural, de preferência com casca e bagaço.


EDVÂNIA GONTIJO
CRN07100141





Seguidores