terça-feira, 24 de maio de 2011

ENTREVISTA AÇAÍ

Açaí

O açaí é considerado uma das frutas mais nutritivas da Amazônia. É rico em lipídios, tendo um valor energético 2 vezes maior que o do leite.

ALGUMAS PROPRIEDADES DO AÇAI:
- Contém bastante quantidade de vitamina E, sendo um poderoso antioxidante natural, importante na eliminação dos radicais livres.
- Tem grande quantidade de fibras, o que favorece o trânsito intestinal.
- Tem proteínas, fundamentais na recuperação e construção muscular.
-Contêm bastante cálcio e potássio, o que fortalece os ossos e evita as cãibras.
-Possui vitaminas A, B1, B2, C, D e E .
- Além disso, o açaí é um dos alimentos mais ricos em ferro, o ferro auxilia na oxigenação das células do sangue, evitando a anemia, e ajuda no fortalecimento muscular.

QUAL O MAIS IMPORTANTE NUTRIENTE QUE O AÇAI POSSUI?
Um dos mais importantes nutrientes do açaí possui chama-se antocianinas, uma substância antioxidante que ajuda no combate ao colesterol e aos radicais livres As antocianinas são pigmentos naturais, pertencentes à família dos flavonóides, sendo estes responsáveis pela cor do açaí. Esse nutriente assegura melhor circulação sanguínea e protegem o organismo contra o acúmulo de placas de depósito de lipídeos, causadores da arteriosclerose. Por causa dela recomenda-se tomar um cálice de vinho tinto por dia. Mas o açaí tem 33 vezes mais antocianina do que a uva!

ESTE FRUTO AUMENTA O COLSESTEROL?
Observamos que os consumidores regulares de açaí tinham HDL maior que o do grupo que não consumia açaí, cujo LDL se mostrou mais alto

QUEM APRESENTA EXCESSO DE PESO DEVE CONSUMIR AÇAÍ?
Quem tem problemas com excesso de peso, deve sim ficar atento à quantidade de açaí consumida, pois embora possua gorduras de boa qualidade, seu valor calórico acaba ficando elevado.. O maior problema calórico nas tigelas de açaí são certamente o xarope de guaraná adicionado e a quantidade de granola acrescida, que, ricos em açúcar, aumentam o valor calórico da tigela, e não saciam a fome como o fruto em si. A dica é tomar o suco com a polpa de açaí batida com fruta, excluindo o xarope e a granola. Dessa forma pode e deve ser consumido até para quem deseja perder peso, dentro, é lógico, de um plano alimentar específico.

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL:

200 G COM OVOMALTINE+BANANA= 639 KCAL
Cada 100g de polpa de açaí contém aproximadamente:
Calorias: 349 Kcal
Proteínas: 13g
Carboidratos: 36g
Lipídios: 17g
Fibras: 34g
Sódio: 56,4mg
Cálcio: 286mg
Ferro: 26mg
Fósforo: 227mg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores