sábado, 13 de novembro de 2010

MITOS E VERDADES DA NUTRIÇÃO

1-Cerveja aumenta a barriga?
Depende de cada pessoa, se possui tendência em acumular gordura na região abdominal ou não (genética). Geralmente, a barriga está acompanhada com o aumento de peso, causado pela ingestão de calorias superiores às necessidades diárias individuais de cada organismo. Não é a cerveja que vai determinar se a pessoa terá barriga ou não, e sim todo o conjunto da alimentação.
2-Algumas pessoas nasceram para ser obesas?

Mito. A herança genética influencia nas formas e características do nosso corpo, mas isto não significa que a pessoa que herda o gene da obesidade deva ser necessariamente gorda. Afinal, para aumentar de peso, temos que ingerir mais calorias do que queimamos. Para combater a tendência genética é necessário muita disciplina alimentar e atividades físicas frequentes.

3-Ter uma alimentação rica em fibras auxilia no emagrecimento?
Verdade. Alimentos ricos em fibras estimulam a mastigação, que exerce um efeito direto sobre o hipotálamo, produzindo sensação de saciedade. Além disso, as fibras retardam o esvaziamento gástrico, o que aumenta a sensação de saciedade e diminui a ingestão de outros alimentos. As fibras também auxiliam no funcionamento intestinal e podem interferir na absorção de nutrientes, especialmente gorduras e açúcares.

Comer banana reduz cãibra?

Verdade. As cãibras podem ocorrer por diversos motivos, um deles é pela falta do potássio. A banana é rica em potássio e pode contribuir para o desaparecimento das cãibras.

Comer manga com leite faz mal?
Mito. Isso surgiu para evitar que os escravos roubassem leite das fazendas, já que havia muita manga disponível para eles. Não existe nenhuma comprovação científica de que estes alimentos, quando ingeridos em conjunto, façam mal à saúde.

Limão “afina” o sangue?

Mito. O limão é um alimento fonte de vitamina C que auxilia na absorção do ferro, mineral muito importante na constituição do sangue; não existe relação entre "afinar" o sangue

FAZ MAL DEITAR-SE LOGO APÓS AS REFEIÇÕES
Mito. Deitar-se logo após uma refeição somente irá acelerar o processo de digestão, pois o organismo concentrará suas atividades no processo digestório. Essa é a razão pela qual sentimos fome quando acordamos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores